silvinafelix @ 19:29

Sex, 16/04/10

O título deste blogue surgiu quando ao folhear a revista Cadernos de Design nº 11/12 publicada pelo Centro Português de Design, encontro um artigo escrito pelo arquitecto José Pedro Martins Barata, no qual sugere que muita falta faz ao nosso País uma máquina das ideias, que produzisse ‘ideias frescas, em escala industrial’. No texto, o autor refere o designer e professor Sena da Silva, com o qual trabalhou durante vários anos, como ‘uma razoável aproximação a essa máquina’.

Depois de ler o texto, fiquei a pensar no desafio utópico que seria, criar uma máquina capaz de nos dar ideias que fossem as soluções ideais para os nossos problemas. O assunto das máquinas para ter ideias não é novo, na banda desenhada, o professor Pardal quando não tinha inspiração para as suas invenções, colocava na cabeça um ‘chapéu pensador’. Este objecto algo insólito, um telhado com um ninho e dois corvos, ajudava-o a ter ideias, mesmo que depois os resultados não fossem os desejados, e algumas invenções fossem completamente estapafúrdias.

Outro engenho solucionista, é a máquina do professor Baltazar. Uma série de desenhos animados com o mesmo nome da personagem, oriunda da Croácia e que passou na RTP nos anos 70, no famoso programa ‘Cinema de Animação’ apresentado por Vasco Granja. Baltazar era mais do que um professor, era um cientista, um inventor, um ecologista, um amigo de todos, um humanista que, com simplicidade e modéstia resolvia os problemas dos habitantes da sua cidade. Para criar as suas invenções, misturava líquidos numa complexa máquina, da qual, através de uma torneira resultavam umas gotas mágicas com a solução ideal.

Tal como estas máquinas, todos nós somos capazes de produzir boas ideias, com treino, método e principalmente com boas fontes de inspiração. Quanto à partilha, troca de ideias não poderia concordar mais com o primeiro director do Centro Português de Design, Sena da Silva: ‘Gosto de dar aos outros ideias de que eles possam apropriar-se. É o único modo de ter alguma probabilidade de concretização dessas ideias’.*

 

*in Sena da Silva in revista Cadernos de Design nº 11/12




margarida-almeida @ 22:54

Seg, 19/04/10

 

Não tenho nenhuma ideia para pôr a máquina a laborar, mas considero que a própria existência da máquina é uma excelente ideia.
Bom trabalho!


carlossantos @ 23:43

Seg, 19/04/10

 

Fantástico o título do blog e relembrar o Professor Baltazar por este post.
Obrigado pelo partilha e aqui fica o link para um vídeo do genial Professor http://www.youtube.com/watch?v=dZMztkXlsMc


silvinafelix @ 00:09

Ter, 20/04/10

 

Obrigada, Margarida! :)


silvinafelix @ 00:21

Ter, 20/04/10

 

Obrigada pelo link. Tinha-me esquecido de o colocar no texto :s (ainda a experimentar esta 'máquina das ideias')

pesquisar
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
21
22
24

25
27
28
29
30